RESENHA - Em 20 de Janeiro de 1961, John Fitzgerald Kennedy foi eleito presidente dos EUA em plena Guerra Fria. Ele não sabia que deste dia em diante teria apenas três anos de vida. Os autores, através de uma elaborada pesquisa, relataram no livro os últimos dias da vida de JFK, destacando fatos do ambiente político americano e mundial, conspirações, momentos íntimos e familiares.
Kennedy, apesar de pertencer a uma família abastada conquistou o eleitorado prometendo ao povo fazer dos EUA um país melhor. E com a sua determinação e simpatia, ele tornou-se o 35º presidente dos EUA. Vivendo na Casa Branca, a família passa a chamar a atenção do mundo, devido ao carisma do presidente e ao glamour da primeira-dama Jackie Kennedy.
JFK foi um pai dedicado, seus filhos sempre estavam por perto nos seus momentos de trabalho, até uma escola foi montada na Casa Branca para que os dois recebessem educação dentro do lar. Antes do nascimento de Caroline e John, Jackie perdeu uma filha que morreu antes do nascimento e o último filho, Patrick, que morreu meses antes do assassinato do presidente.
A família sempre foi marcada por tragédias. O próprio Kennedy com muitos problemas de saúde, quando fez uma cirurgia para colocar uma placa de metal na coluna teve uma insuficiência pós-operatória que o deixou em coma, recebendo até mesmo a extrema unção, mas ele lutou e sobreviveu.
Mas os olhos do mundo eram voltados para ele, em 1964 era quase certo que chegasse a ser reeleito. Ele precisava conquistar estados americanos onde tinha rejeição. Contava com o apoio de seu irmão Bobby e alguns aliados.
Quando decidiu partir em uma visita política ao Texas, no dia 22 de Novembro de 1963, na cidade de Dallas, um homem chamado Lee Harvey Oswald queria tornar-se famoso e o jeito que encontrou foi assassinando o presidente dos EUA.
O assassinato foi uma tragédia que abalou e comoveu o mundo, destruindo o sonho americano. O presidente foi baleado com dois tiros de fuzil, tendo morte cerebral instantânea. Mas Lee não viveu muitos dias para aproveitar a fama!
Meu interesse por conhecer um pouco mais da vida de JFK foi despertado quando li A Trilogia O Século de Ken Follett. Este livro é também um mergulho na história, me proporcionou conhecer fatos da história que até então não tinha curiosidade.
Esta biografia é perfeita, relata de forma muito simples e dinâmica a trajetória de Kennedy até a morte, ele foi realmente um homem de personalidade marcante, era um sedutor implacável em diversas áreas e que deixou seu nome para a história!
Ano: 2013
Páginas: 336
Editora: LPM
Editora: LPM
"A maioria das pessoas vive a vida como se o fim estivesse sempre longe. Elas medem os dias em amor, risadas, conquistas e perdas. Há momentos de sol e de tempestade. Há compromissos, ligações telefônicas, ansiedades na carreira, alegrias, viagens exóticas, comidas preferidas, romance, vergonha e fome. Uma pessoa pode ser definida por sua roupa, pelo cheiro de seu hálito, pelo modo como penteia o cabelo, pela forma do torso ou mesmo pelas companhias que mantém.No mundo inteiro, as crianças amam seus pais e esperam amor em troca. Elas ficam felizes quando sentem uma carícia materna ou paterna no rosto. E, mesmo nos piores dias, cada pessoa tem sonhos sobre o futuro – sonhos que às vezes se tornam realidade.Assim é a vida.Mas a vida pode terminar em um piscar de olhos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário