Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

A Nona Configuração - William Peter Blatty




Resenha: O médico psiquiatra e coronel Kane começa a atender vinte e sete ex-combatentes do exército que podem (ou não) estar loucos. 
Eles moram em uma mansão gótica escolhida pelo Pentágono para instalá-los secretamente e colocar em experimento o projeto Freud. 
A mansão tem um ambiente totalmente insano, onde os ex-combatentes surtam a todo momento sobrecarregando psicologicamente o coronel Kane, que passa a ter sonhos estranhos e  relembrar de forma  fragmentada, momentos do seu passado durante a guerra no Vietnã.
Kane coloca o tratamento psiquiátrico em prática acreditando que cada paciente encontrará a cura, mas algumas revelações chocantes fazem uma grande reviravolta em toda a história. 
Existem muitos personagens bem construídos, mas é  Cutshaw, o ex-astronauta surtado,  quem mais se destaca durante toda a trama e torna-se uma figura importante quando o grande segredo é desvendado.
Com muitos diálogos filosóficos, questionamentos sobre fé, religião e loucura, a leitura é fascinante, surpreendente e tocante. 
A Nona Configuração foi publicado pela primeira vez em 1966 com o título  Twinkle, Twinkle, Killer, Kane, foi traduzido no Brasil com o título Paranóia, em 1978, William Peter Blatty reescreveu a história com o título atual e em 1980 foi adaptado para o cinema. 






Ano: 2015
Páginas: 160
Editora: Agir - Casa dos Livros

Nenhum comentário: