Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Os Herdeiros - William Golding




Resenha: O último grupo de Neandertais liderado pelo homem mais velho, Mal, sai em busca da sobrevivência, procurando abrigo e alimento pela floresta.  Na pequena tribo existem mais dois homens além do líder, Lok e Ha,  as mulheres, Nil, Fa, a "Velha" e duas crianças. Durante a rotina deles, surge a descoberta de um novo grupo, as "novas pessoas" (Homo Sapiens). 
Lok e Fa deparam-se com um novo estilo de vida enquanto observam o comportamento do grupo de humanos, descobrem novos objetos utilizados por eles, inclusive as armas mortais. A inocência dos Neandertais  acaba colocando-os em situação de perigo, pois as "novas pessoas" os veem como os demônios da floresta.
O segundo romance de William Golding,  retrata o encontro dos nossos ancestrais, a visão dos Neandertais, que utilizavam uma linguagem telepática, guiados pelos cheiros, desprovidos de capacidade intelectual sendo movidos mais pela intuição, eram vegetarianos, espiritualistas e seres extremamente pacíficos. As "novas pessoas"  são descritas como pessoas perigosas e violentas que surgiram diante dos herdeiros Neandertais para aniquilá-los. A pesquisa do autor é tão perfeita pois faz o leitor acreditar completamente na história, fiquei com raiva do Homo Sapiens e seu poder de destruição que permanece nos dias atuais.





William Golding nasceu na Inglaterra no dia 19 de setembro de 1911, precisamente na cidade de Santus Columb Minor. Filho de um professor, estudou ciências naturais em Oxford e serviu na marinha britânica na segunda guerra mundial. Sobre essa experiência, diria: "Qualquer pessoa que tenha passado por esses acontecimentos terríveis sem entender que o homem produz o mal como a abelha produz o mel estava cega ou louca ". Recebeu o Nobel de Literatura de 1983. William publicou seu primeiro livro e grande sucesso "O Senhor das Moscas" em 1954. Morreu em 19 de julho de 1993 em Perranarworthal, por insuficiência cardíaca. Fonte: Wikipédia





Ano: 2015
Páginas: 216
Editora: Alfaguara


Nenhum comentário: