Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

domingo, 31 de janeiro de 2016

O Leitor - Bernhard Schlink




Resenha: Michael Berg tinha 15 anos quando conheceu Hanna Schmitz, uma mulher mais velha que ele. Eles se conheceram depois de Michael desmaiar na rua, Hanna ajudou o menino e depois a família insistiu para que ele a procurasse para agradecer a gentileza. 
Michael se apaixona por Hanna e os dois iniciam um relacionamento amoroso, os encontros acontecem sempre as escondidas da família. Hanna é quem domina a relação, deixando Michael totalmente submisso,  inseguro e dependente dela. Hanna pede para que Michael leia vários livros para ela, com o passar do tempo, as leituras tornam-se parte da rotina do casal. Um dia, Hanna desaparece misteriosamente e Michael se desespera. Os anos passam com  Michael sempre lembrando e procurando Hanna por todos os lugares.
Michael integra o grupo em um seminário de direito na universidade e acompanha um julgamento de criminosos nazistas, para sua surpresa uma das acusadas é Hanna. Durante todo o julgamento ele relembra seu relacionamento, questiona todas as atitudes de Hanna, descobre um segredo que ela tentou esconder de todos. Ele tenta não julgá-la pelos seus atos e sim, compreendê-la. 
Existem algumas revelações emocionantes ao decorrer da leitura, fazendo com que o leitor compreenda as atitudes de  Hanna e o sentimento de culpa de Michael. Uma leitura comovente contendo como plano de fundo conflitos da Segunda Guerra Mundial. Livro curto, rápido, vale a pena ler! 





Bernhard Schlink (Bielefeld, 6 de julho de 1944) é um jurista e escritor alemão, professor de Direito e Filosofia na Universidade Humboldt desde 1996. Sua obra de ficção mais renomada é o livro Der Vorleser (O Leitor) publicado em 39 idiomas e adaptado para o cinema pelo diretor inglês Stephen Daldry.

Ano: 2008
Páginas: 240
Editora: Record



Nenhum comentário: