Resenha: A história de Orestes se passa em Lagos de Moreno, nos Altos de Jalisco, no México. Seu pai é professor, adepto de muitos palavrões e fascinado pela civilização grega , e a mãe, uma típica mexicana dramática que sempre prepara a mesma refeição todos os dias (quesadillas).
Seus seis irmãos (Aristóteles, Arquíloco, Calímaco, Electra e os gêmeos Castor e Pólux), vivem brigando e sempre na torcida que alguém da família desapareça para que assim sobre mais comida.
A casa onde moram no morro 'Puta Que Pariu', está prestes a ser demolida, pois está para chegar na cidade um empreendimento imobiliário muito importante. Dessa forma eles vão vivendo tentando encarar a realidade que se aproxima.
Orestes, o protagonista, é um adolescente que vive em conflito com a pobreza gritante da sua família, que vivem oprimidos pela situação política e econômica do país.
Além da parte irônica da narrativa, não deixa também de ter um relato triste. É uma família pobre que vive de sobras, meninos mal vestidos e que sonham com aquilo que não podem ter. Acho que o autor usou de metáforas para relatar o grande contraste que há entre pobres e ricos, incrementando com um forte humor ácido. Se Vivêssemos Em Um Lugar Normal é o segundo livro da Trilogia México, recomendo para quem aprecia uma leitura agradável e divertida, porém muito realista!
Ano: 2013
Páginas: 160
Editora: Companhia das Letras
Editora: Companhia das Letras
Nenhum comentário:
Postar um comentário