Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

segunda-feira, 27 de março de 2017

Se Vivêssemos Em Um Lugar Normal - Juan Pablo Villalobos


Resenha: A história de Orestes se passa em Lagos de Moreno, nos Altos de Jalisco, no México. Seu pai é professor,  adepto de muitos palavrões e fascinado pela civilização grega ,  e a mãe, uma típica mexicana dramática que sempre prepara a mesma refeição todos os dias (quesadillas). 
Seus seis irmãos (Aristóteles, Arquíloco, Calímaco, Electra e os gêmeos Castor e Pólux), vivem brigando e sempre na torcida que alguém da família desapareça para que assim sobre mais comida. 
A casa onde moram no morro 'Puta Que Pariu', está prestes a ser demolida, pois está para chegar na cidade um empreendimento imobiliário muito importante. Dessa forma eles vão vivendo tentando encarar a realidade que se aproxima.  
Orestes, o protagonista, é um adolescente que vive em conflito com a pobreza gritante da sua família, que vivem oprimidos pela situação política e econômica do país. 
Além da parte irônica da narrativa, não deixa também de ter um relato triste. É uma família pobre que vive de sobras, meninos mal vestidos e que sonham com aquilo que não podem ter. Acho que o autor usou de metáforas para relatar o grande contraste que há entre pobres e ricos, incrementando com um forte humor ácido. Se Vivêssemos Em Um Lugar Normal é o segundo livro da Trilogia México, recomendo para quem aprecia uma leitura agradável e divertida, porém muito realista! 

Ano: 2013
Páginas: 160
Editora: Companhia das Letras

Nenhum comentário: