Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

1984 - George Orwell


RESENHA - A história contada em 1984 se passa no futuro, mostrando um mundo totalmente distópico, retratando uma sociedade controlada pelo governo.  
Winston Smith é o protagonista da história, funcionário do governo, encarregado de controlar e alterar dados de acordo com a vontade do Partido.  E além deste controle há uma grande invasão dos direitos dos indivíduos. As pessoas são vigiadas o tempo todo, é dever de cada um seguir o que é imposto, as pessoas não devem dialogar, o único assunto permitido é falar sobre trabalho. Mas aqueles que não seguem as regras, são penalizados, pois o 'Grande Irmão' está sempre observando. Cabe ao indivíduo policiar seus atos e pensamentos, pois nada passa despercebido ao Partido, é dever do cidadão somente amar o Grande Irmão.

'Num tempo de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário.'

Orwell quando escreveu este livro quis retratar uma sociedade dominada pelo regime socialista e as suas consequências na vida das pessoas. Apesar do ano de publicação (1949), o livro é bastante atual, pois muito do que se passa no enredo é visto na atualidade, como por exemplo o abuso do poder, verdades manipuladas e os governos totalitários disfarçados de democracias. 
Narrado em terceira pessoa e com capítulos curtos, o livro é de fácil leitura. Com toda certeza o autor era um grande visionário, pois foi capaz de criar uma obra distópica, com termos desconhecidos para a época, mas que hoje são tão comuns. Orwell, tinha pressa em concluir o livro, pois sofria de tuberculose e veio a falecer logo após a conclusão da obra, em 1950. 

" O Grande Irmão está observando você."

Ano: 2009 
Páginas: 416
Editora: Companhia das Letras

Nenhum comentário: