Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Os Sofrimentos do Jovem Werther - Johann Wolfgang Goethe



Resenha: Os Sofrimentos do Jovem Werther é um clássico escrito por Goethe em 1774 e tem um toque autobiográfico, pois o autor viveu um amor não correspondido. Escrito em forma de cartas, narra a paixão avassaladora que Werther sente por uma mulher comprometida. 
Carlota é noiva de Alberto e Werther nutre um amor platônico por ela, seus sentimentos são arrebatadores que ronda o extremo. Ele convive com a família de Carlota, incluindo seu noivo que percebe e se preocupa com essa paixão doentia.
Durante a narrativa, o leitor observa que a qualquer momento Werther cometerá uma grande loucura por causa desse amor. Seu sofrimento por esse amor não correspondido é descrito de forma exagerada e bastante sentimental, mostrando que Werther é uma pessoa muito sensível, insegura e passional. 
Os sofrimentos do jovem Werther inaugurou o romantismo europeu e é considerado uma obra prima da literatura mundial, na época em que o livro foi lançado, houve uma onda de suicídios, apelidada de "efeito Werther". Goethe contou um pouco da sua vida nessa obra  misturada na ficção, apenas alterou alguns lugares e nomes.
Um livro que tem uma escrita poética que relata um amor que consome profundamente o protagonista, sua grande agonia é conviver com a mulher amada, mas estar impossibilitado de conquistá-la, pois ela está comprometida com outra pessoa. Naquela época isso era um grande dilema...


Ano: 2001
Páginas: 208
Editora: L&PM


Nenhum comentário: