Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Canções de Ninar de Auschwitz - Mário Escobar


Resenha: Helene Hannemann era uma alemã que se casou com um cigano e tiveram cinco filhos. Ela vê sua vida transformada quando os soldados da Gestapo batem a sua porta em Berlim, no ano de 1943. 
Helene poderia escolher ficar e continuar a sua vida normalmente, mas como uma boa esposa e mãe dedicada, ela jamais optaria por deixar sua família partir para os horrores de Auschwitz. Como era enfermeira,  foi escolhida por Josef Mengele para ser diretora da creche e escola do campo de concentração. Lá, ela presenciou as misérias humanas, a fome, a crueldade e os mais diversos horrores da guerra.
 Canções de Ninar de Auschwitz é mais um livro que narra as tragédias da guerra e o sofrimento de uma família submetida ao poder dos nazistas. 
Relata também um pouco das experiências do médico Mengele, conhecido como o Anjo da Morte. O autor descobriu a história de Helene através de um amigo e a escreveu para que o mundo a conhecesse. Somente alguns nomes foram alterados, mas a maioria dos fatos são reais. É um livro impactante, assim como todos os outros que já li com essa temática. 

'Era necessária uma energia moral extraordinária para se aproximar da infâmia nazista e não cair no fundo do poço. No entanto, eu conheci muitos internos que souberam ser fiéis à sua dignidade humana até o fim. Os nazistas os degradaram fisicamente, mas não foram capazes de rebaixá-los moralmente.'

Ano: 2016
Páginas: 224
Editora: Harper Collins

Nenhum comentário: