Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

domingo, 4 de outubro de 2015


RESENHA - Dois Irmãos narra a história de Omar e Yaqub, filhos gêmeos de Zana e Halin, descendentes de libaneses que vivem em Manaus. É a saga de uma família que enfrentou diversos conflitos durante a vida.
O livro é narrado pelo filho da empregada, em períodos intercalados onde ele relata os trinta anos vividos com a família. O seu nome e origem só vem a ser revelado no final. 
Os desentendimentos entre os irmãos iniciam-se devido ao amor desmedido e incontrolável da mãe por um deles, fazendo com que isso despertasse no outro filho o sentimento de rejeição. E assim segue o dia a dia da família, os irmãos não conseguem se entender, sempre entrando em conflitos e disputas, e o pai sendo um tanto omisso, pois ele nunca quis ter filhos. A mágoa torna-se maior quando eles agridem-se, fazendo com que um deles saia de casa buscando uma nova vida. Na casa mora também Domingas, a empregada, mãe do narrador e com ela esconde-se um segredo do passado. 
A história é perturbadora e dramática. O autor usou como pano de fundo a cidade de Manaus, descrevendo suas localidades, seus rios, pratos típicos e algumas palavras empregadas na região. 
Dois Irmãos deu ao autor Milton Hatoum o Prêmio Jabuti 2001 de Melhor Romance.

"Filho que parte pela segunda vez não volta mais à casa..."

"Ao diabo com os sonhos: ou a gente age, ou a morte de repente nos cutuca, e não há sonho na morte. Todos os sonhos estão aqui..."

Em janeiro de 2015, o diretor Luiz Fernando Carvalho inicia as gravações da adaptação de Dois Irmãos para a minissérie da TV Globo.

Ano: 2007
Páginas: 266
Editora: Companhia das Letras

Nenhum comentário: