Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

terça-feira, 22 de setembro de 2015

O Sol É Para Todos - Harper Lee


RESENHA - Há muito tempo queria ler 'O Sol É Para Todos' e não conseguia encaixar na minha meta de leitura.Enfim chegou o  dia e me encantei com a narrativa da Scout, que é a personagem mais cativante do livro.  Ela e Jem, são filhos do advogado Atticus e vivem em  Maycomb, no Alabama, em meados dos anos 30, onde a depressão castiga os moradores com a crise econômica. Os meninos são criados de uma forma livre pois não tem mãe e o pai devido ao trabalho os deixa aos cuidados de Calpúrnia, a cozinheira e também uma espécie de babá das crianças. Ele recebe muitas críticas por dar aos filhos tanta liberdade, mas é um homem íntegro, e determinado e não deixa-se abalar com esses comentários. 
O juiz da cidade designa Atticus para defender um negro, acusado de cometer crime de estupro contra uma mulher branca, e esse caso movimenta a cidade, e as crianças acabam se envolvendo, torcendo para que o pai consiga a liberdade de seu cliente Tom, mas em uma sociedade racista onde negros e brancos se confrontam, torna-se muito difícil obter resultados positivos.
O livro possui além das crianças, outros personagens que enriquecem a tornam a história como por exemplo o amigo Dill, Calpúrnia, o misterioso Boo Radley e Dolphus Raymond. A história toda é de muita sensibilidade, a autora usou as crianças para passar uma mensagem de pureza, tolerância e como tratar o próximo, de como é importante o bom exemplo passado pelos pais na construção do caráter. Scout e Jem, eram duas crianças que foram capazes de tomar atitudes esperadas de um adulto!
Um livro muito bem escrito, que prende o leitor e é muito bom saber que teremos a Scout de volta no novo livro da Harper Lee, 'Vá, Coloque Um Vigia', que continuará a história 20 anos depois... Aguardando com ansiedade! É é claro que recomendo O Sol é Para Todos!

Complemento: 
Com nova tradução e projeto gráfico, este clássico moderno volta à cena, justamente quando a autora lança uma continuação dele, causando euforia no mercado. Desde o anúncio de sua sequência, O sol é para todos é um dos livros mais buscados e acessados no site do Grupo Editorial Record. Já vendeu mais de 30 milhões de cópias nos Estados Unidos e, no último ano, ganhou a recomendação do presidente Barack Obama, que proferiu o seguinte elogio: "Este é o melhor livro contra todas as formas de racismo."

-Vencedor do Prêmio Pulitzer.

-Escolhido pelo Library Journal o melhor romance do século XX.

-Eleito pelos leitores de Modern Library um dos 100 melhores romances em língua inglesa.

-Filme homônimo venceu o Oscar de melhor roteiro adaptado.


Ano: 2015
Páginas: 350
Editora: José Olympio

'As pessoas sensatas nunca se orgulham dos próprios talentos."

'Não sabemos como vivem as pessoas. O que acontece por trás das portas fechadas, os segredos.' 

Nenhum comentário: