Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

terça-feira, 2 de maio de 2017

As Intermitências da Morte - José Saramago


Resenha: As Intermitências da Morte narra uma situação inusitada vivida em um país, a morte paralisa as atividades e ninguém mais morre. A partir daí várias complicações acontecem com as pessoas, pacientes terminais agonizando mas a morte não chega, hospitais e asilos estão lotados, a indústria funerária é afetada, a Igreja  reclama que sem a morte não haverá ressurreição. E assim a vida e a morte entram em um grande conflito, pois as pessoas se acostumaram com a imortalidade.
Em outra parte do livro é apresentada a morte em pessoa, seus procedimentos em relação ao "ultimo chamado", suas características físicas e por incrível que pareça a morte fica mais humanizada. Tudo isso acontece quando uma carta enviada pela morte retorna ao remetente, um fato que nunca tinha acontecido antes. Então a morte decide resolver a situação pessoalmente...
Meu segundo livro de José Saramago, foi uma leitura surpreendente. A narrativa do autor é peculiar, uma história divertida e bem reflexiva.

 "Porque cada um de vós tem a sua própria morte, transporta-a consigo num lugar secreto desde que nasceu, ela pertence-te, tu pertences-lhe."



Ano: 2005
Páginas: 208
Editora: Companhia das Letras




 

Nenhum comentário: